quinta-feira, 10 de agosto de 2017

História do Brasil - Ocorre o levante comunista no Rio de Janeiro 27-11-1935


O movimento que ficou conhecido como Intentona Comunista, ou Revolta Vermelha de 35 e Levante Comunista, era deflagrado em um dia como este, no Rio de Janeiro, em 1935.

Poucos dias antes, essa conspiração político-militar também havia eclodido em Natal (entre os dias 23 e 25) e Recife (dia 25).

A revolta foi uma tentativa fracassada de golpe contra o governo de Getúlio Vargas, realizado pelo PCB (na época, Partido Comunista do Brasil) em nome da Aliança Nacional Libertadora.

Entre as reivindicações políticas imediatas, de influência comunista, estavam a luta contra as oligarquias, o imperialismo e o autoritarismo, propondo o não pagamento da dívida externa, nacionalização das empresas estrangeiras, combate ao fascismo e reforma agrária.

Apesar do uso do golpe militar armado, pensava-se numa revolução "nacional-libertadora".

O principal líder do movimento era Luís Carlos Prestes, capitão do Exército Brasileiro e líder tenentista convertido ao comunismo.

Ele comandou o levante à revelia da liderança formal do Partido Comunista do Brasil, e em articulação com a direção da Internacional Comunista, que tinha como integrante a companheira de Prestes, a comunista alemã Olga Benário.

O Rio de Janeiro foi o palco mais cruel desta tentativa de golpe.

De acordo com dados do exército, morreram 32 homens do 3ºRegimento de Infantaria.

Entre um dos fatos mais dramáticos, está a tentativa de conquistar o Regimento de Aviação no Campo dos Afonsos, para capturar aeronaves e bombardear o Rio de Janeiro.

Contudo, as forças do governo conseguiram evitar que isso ocorresse.

Não demorou muito, o movimento foi reprimido.

Getúlio Vargas perseguiu e prendeu os envolvidos.

No ano seguinte, Prestes perdeu a patente de capitão e ficou nove anos na prisão.

Sua companheira, Olga Benário, estava grávida e foi deportada e morta na câmara de gás no campo de concentração nazista Ravensbrück.

A criança, Anita Leocádia Prestes, nasceu em uma prisão na Alemanha, mas foi resgatada pela mãe de Prestes.

Um monumento aos soldados mortos foi erguido na Praia Vermelha, no Rio de Janeiro.



Meu Brasil Brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...