terça-feira, 8 de agosto de 2017

Cultura - Ciência - Definição - Contágio


Do latim contagĭum, contágio é a transmissão de uma doença por contacto mediato ou imediato. Uma doença contagiosa, por conseguinte, é aquela que uma pessoa doente pode transmitir a uma pessoa sã/saudável.

Exemplos:

“Acho que o contágio ocorreu na escola, uma vez que, nestes últimos dias, tem havido muitos meninos com varicela”,

“Para evitar o contágio, deverias usar uma máscara ao entrar no quarto de hospital”,

“O uso de preservativo é indispensável para minimizar o risco de contágio do HIV”.

O contágio de uma doença, por conseguinte, acontece quando um indivíduo saudável entra em contacto direto ou indireto com outro que padece de uma determinada doença infecciosa. Entre as doenças contagiosas pode-se referir aquelas que se conhecem como exantemáticas, caracterizadas por uma erupção na pele.

A varicela, o sarampo, a rubéola e a escarlatina são algumas das doenças contagiosas. É frequente que afete as crianças e que o contágio se produza nos lugares de reunião mais habituais, como a escola, um clube ou uma praça. Quando uma criança contrai esta doença, pode transmiti-la a todos aqueles que a rodeiam. Por isso, é necessário que, uma vez detectada a doença contagiosa, o paciente se isole ou tome as precauções necessárias para evitar propagar a infecção.

Em sentido figurado, conhece-se como contágio todo o tipo de transmissão que se desenvolve através de influências de diversas classes. É possível contagiar hábitos, costumes, tendências, atitudes, etc.: “O efeito contagioso da crise europeia chegará à América, mais tarde o mais cedo”, “O cantor conseguiu contagiar o seu entusiasmo ao público presente na sala”.



maria tereza cichelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...